Skip to content Skip to footer

Governo do Peru considera ‘inconstitucionais’ operações na sede do Executivo e na casa de Dina Boluarte

Neste sábado (30), Gustavo Adrianzén, presidente do Conselho de Ministros do Peru, criticou as inspeções realizadas durante a madrugada no Palácio de Governo e na casa de Dina Boluarte. Essas ações fazem parte de uma investigação preliminar contra a presidente do país e são descritas por Adrianzén como &#8220inconstitucionais e desproporcionais&#8221. As inspeções, realizadas por uma equipe de promotores e policiais por cerca de cinco horas na residência de Boluarte — e posteriormente no Palácio de Governo — estão relacionadas a uma investigação aberta em 18 de março sobre suposto enriquecimento ilícito por parte da presidente. Eduardo Arana, ministro da Justiça e Direitos Humanos do Peru, também se pronunciou, afirmando que tais ações demonstram um colapso do sistema democrático e da constitucionalidade, além de politizar a Justiça e atacar as instituições democráticas e presidenciais.

Adrianzén negou que a presidente vá renunciar e enfatizou a inexistência de responsabilidade por parte dela nos crimes sob investigação. Ele afirmou que Boluarte cooperará com a investigação e prestará declarações quando convocada pela promotoria, apesar de ter solicitado um reagendamento, que não foi aceito. As buscas na casa da presidente visavam a possível apreensão de relógios de luxo da marca Rolex, que, segundo a imprensa local, Boluarte utilizava sem declará-los como parte de seu patrimônio. Essa operação, seguida pela busca no Palácio de Governo, gerou controvérsia e críticas quanto à sua legalidade e proporcionalidade.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Information e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

A Presidência do Peru informou que a equipe do Palácio do Governo &#8220forneceu todas as facilidades&#8221 ao Ministério Público na operação realizada na madrugada deste sábado na sede do Executivo como parte da investigação preliminar sobre o caso dos relógios de luxo da presidente do país, Dina Boluarte. &#8220A equipe do Palácio do Governo forneceu todas as facilidades para os procedimentos solicitados pela Procuradoria da Nação, que ocorreram normalmente e sem nenhum incidente&#8221, disse a instituição na rede social X (antigo Twitter), sem fornecer mais detalhes sobre a operação.

*Com informações da EFE

Leia também


Presidente do Peru é alvo de buscas em meio a escândalo por relógios Rolex


Líderes mundiais lamentam morte de ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera

Leave a comment

0.0/5