Skip to content Skip to footer

Sistema CNA/Senar lança ação para recuperar agropecuária no Rio Grande do Sul após enchentes

O Sistema CNA/Senar anunciou uma ampla ação para reconstruir e recuperar a agropecuária no Rio Grande do Sul, afetada pelas enchentes, e ajudar os produtores rurais a retomarem a produção de alimentos. A iniciativa, chamada SuperAção Rio Grande do Sul, contará com recursos de R$ 100 milhões e a participação de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de outras regiões do país. Cerca de 300 técnicos de campo e instrutores do Senar, com experiência em atendimento de campo e conhecimento das cadeias produtivas, atuarão diretamente no Rio Grande do Sul para diagnosticar a situação, restabelecer as propriedades e apoiar a retomada da atividade produtiva. Um Comitê Central foi montado para orientar os trabalhos. “Precisamos ajudar os produtores rurais. Temos conhecimento técnico e experiência em outras situações de catástrofes. Vamos fazer a coisa acontecer”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

A equipe nacional se juntará aos técnicos e profissionais do Senar-RS e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) que já estão atendendo os produtores rurais. A tragédia afetou diversas culturas, com perdas significativas em pequenas, médias e grandes produções. A equipe do Senar auxiliará os produtores em todas as etapas das necessidades produtivas, desde o inventário das perdas até a manutenção de maquinários e assistência técnica e gerencial (ATeG). “Desenvolveremos um plano de ação por propriedade. O Sistema CNA/Senar tem expertise e conhecimento para ajudar produtores afetados por tragédias a voltarem a produzir, como ocorreu no projeto SuperAção Brumadinho”, afirmou Daniel Carrara, diretor-geral do Senar.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

WhatsApp

As regiões que receberão atendimento estão sendo mapeadas. A assistência do Senar abrangerá todos os produtores afetados, independentemente de já receberem atendimento da entidade. O objetivo é atuar em regiões específicas com produções de alimentos afetadas em todos os níveis. “Estamos recebendo a solidariedade de todo o Brasil”, agradeceu Gedeão Pereira, presidente da Farsul. O presidente da CNA, João Martins, já havia anunciado uma doação inicial de R$ 2 milhões para o Estado no início da tragédia.

Leia também


CNA fecha acordo com entidades sobre repasse de créditos de descarbonização


CNA anuncia doação para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Leave a comment

0.0/5